Como jogar mais videogames em 2025?

Para nós, amantes de videogames que damos nosso melhor todos os dias, por que não incluir também uma meta especial: jogar mais videogames em 2025?

Com a chegada de um novo ano, costumam vir também as famosas resoluções e metas: exercitar-se, perder peso, economizar dinheiro, fazer um curso, viajar. Essas são algumas das mais comuns. Para nós, amantes de videogames que damos nosso melhor todos os dias, por que não incluir também uma meta especial: jogar mais videogames em 2025?

Embora muitos considerem videogames um hobby improdutivo, eles podem ser uma excelente válvula de escape para ajudar a enfrentar o dia a dia com mais leveza, desde que saibamos equilibrar o tempo dedicado aos jogos com outras responsabilidades.

Particularmente, como dependo dos jogos para criar conteúdo, preciso reservar parte do meu tempo para jogar, mesmo que seja apenas meia hora por dia.

Vamos, então, discutir algumas estratégias interessantes para jogar mais e com mais qualidade em 2025, sem comprometer o equilíbrio em nossas vidas.

Tenha uma Agenda

Tempo é o recurso mais valioso que temos. A sensação de que nunca há tempo suficiente para tudo é constante. Parece que a vida escorre pelos dedos e, muitas vezes, não conseguimos ser protagonistas da nossa própria história.

Uma agenda é indispensável para organizar atividades em horários pré-definidos. Além disso, usar uma agenda alivia a sobrecarga em seu córtex pré-frontal, garantindo que você não esqueça compromissos importantes.

A pressa e a falta de organização dá a sensação de que a vida está escorrendo pelos nossos dedos.

Fuja de Jogos como Serviço (GaaS)

Se você não é apaixonado por um jogo como serviço (em inglês, Game as a Service – GaaS), fuja deles. Esses jogos são projetados para consumir horas e horas, com missões intermináveis, geralmente nos causando a sensação de estarmos em um segundo trabalho.

Embora muitos GaaS sejam gratuitos, é provável que você acabe gastando dinheiro em skins, passes de batalha ou bônus de experiência. Esse dinheiro poderia ser usado para adquirir aquele jogo single-player incrível que você tanto quer jogar. Caso não consiga resistir a eles, limite-se a apenas um e aceite que será impossível acompanhar todos os lançamentos anuais.

Jogos como serviço (GaaS), muitas vezes acabam se tornando um segundo trabalho.

Assinaturas, Promoções e Emulação

Se o problema não for tempo, mas dinheiro, serviços de assinatura como o Xbox Game Pass ou o PlayStation Plus podem ser ótimas alternativas. Eles oferecem uma vasta biblioteca de jogos por um custo acessível, ideal para quem não faz questão de colecionar mídias físicas ou digitais.

Para jogadores de PC, as promoções frequentes da Steam, os jogos gratuitos semanais da Epic Games e Amazon Prime Gaming (mediante assinatura do Amazon Prime) são excelentes opções. E, embora não seja recomendável, a “Steam Verde” também está sempre disponível para os mais audaciosos.

A emulação de jogos antigos é uma estratégia válida para economizar. Existem muitas pérolas em plataformas retro que você provavelmente nunca explorou. Consoles portáteis chineses ou dispositivos retro vêm com milhares de jogos e são opções acessíveis para horas de diversão.

Atualmente, o Xbox Game Pass é o serviço de assinatura de jogos com o melhor custo-benefício.

Monte sua Lista de Desejos

Com o meio escolhido, é hora de criar uma lista de desejos. Use uma planilha, bloco de notas ou sites como o Infinite Backlog para organizar os jogos que deseja jogar. Conforme for concluindo os jogos, mova-os para uma lista de completados.

Defina até onde deseja ir em cada jogo: zerá-lo é suficiente ou você pretende buscar troféus e conquistas? Essa decisão impactará o esforço necessário e a quantidade de jogos que conseguirá jogar ao longo do ano.

Ao final do ano, escolha o seu GOTY (Jogo do Ano). Aqui, não se trata daquele evento famoso anual, responsável por premiar os melhores lançamentos em suas categorias. Avalie todos os jogos que jogou e escolha o mais marcante. Essa reflexão irá fazer com que você atue de forma mais presente nesse hobby que tanto ama.

Minha lista de jogos jogados em 2024, no site Infinite Backlog.

Conclusão

Com essas estratégias, você poderá jogar mais, com maior qualidade e organização, gastando menos e, principalmente, aproveitando ao máximo o que os videogames têm a oferecer. Que 2025 seja um ano incrível para nós, gamers!

Confira o nosso vídeo sobre esse tema:

plugins premium WordPress